ADN Plásticos

Poliamida

Poliamida é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em 1935.1 As poliamidas como o nylon, aramidas, começaram a ser usadas como fibras sintéticas, e depois passaram para a manufatura tradicional dos plásticos.

Atualmente, a poliamida tem estreita relação com uma família de polímeros denominados poliamídicos, e sua produção é feita a partir de quatro elementos básicos, extraídos respectivamente: do petróleo (ou gás natural), do benzeno, do ar e da água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio).

Tais elementos são combinados por processos químicos especiais, dando origem a compostos conhecidos como ácido adípico, hexametilenodiamina, caprolactama e outros compostos, que por sua vez, sofrem reações químicas, de forma a constituírem as macromoléculas que formam a poliamida.

Aplicações:
As poliamidas existem em uma grande variedade, conforme sua composição polimérica.

Dependendo dos grupos funcionais ligados a ela e do número de carbonos que compõem os monômeros dar-se um nome diferente. Tradicionalmente a poliamida sem grupos especiais tem nomenclatura de poliamida x,y onde x e y representam o número de carbonos dos dois monômeros presentes.

Estrutura da Aramida, Kevlar, uma poliamida com grupamento aromativo no monômero
Podemos ver a poliamida sendo usada para fabricação de carpetes, airbags, patins,relógios, calçados esportivos, uniformes de esqui, cordas para alpinismo, barracas.

Principais características:
Ótima resistência ao desgaste, impacto e ao tracionamento, além da boa rigidez e transparência.

Reforçado com fibra de vidro e/ou micro esfera de vidro, ou lubrificado, o nylon-6 tem excelente estabilidade dimensional, bom conjunto de propriedades térmicas e mecânicas e é ideal para moldagem por injeção.

A moldagem mais freqüentregata esportiva 100% poliamidae do nylon é em fios.
Utilizando essa forma, fabricam-se o velcro e os tecidos usados na confecção de roupas e acessórios.

Pode ser ainda utilizado para realização de suturas em ferimentos, uma vez que é um material inerte ao organismo e não apresenta reação inflamatória como outros fios de sutura.

Também podemos ver que um automóvel tem hoje pelo menos dez quilos de seus materiais em poliamida, apresentando vantagens exclusivas e diminuindo o peso do carro e, em consequência, reduz o consumo de combustível.